Inteligência de Mercado e o novo Empresômetro Digital

06/11/2020

No final do século XX, falava-se muito sobre uma mudança no mercado competitivo: a dinâmica já não era mais a do peixe grande que devorava o pequeno, e sim a do rápido que ultrapassava o lento. Com a sociedade digital, aprendemos que, além de rápidos, precisamos ser mais assertivos. E é exatamente isso que a inteligência de negócios oferece: informação para que decisões empresariais sejam tomadas de forma tática e estratégica, com embasamento e compreensão da realidade econômica.

Ao transformar dados e informações em um conjunto de conhecimentos, a inteligência de mercado incentiva o desenvolvimento de ações e planejamentos mais assertivos e eficientes.

E empreendimentos que adotam essa metodologia, conquistam vantagem competitiva, inovam e economizam tempo e dinheiro. Estes negócios também se tornam capazes de antecipar riscos, identificar tendências, avaliar a concorrência, compreender as movimentações do mercado, definir perfis de consumo e descobrir dores e necessidades latentes.

A análise e a interpretação de informações se convertem, portanto, em um recurso valiosíssimo, capaz de alavancar vendas e potencializar estratégias de diversas áreas de uma empresa.

E mais do que isso: a inteligência de mercado se tornou uma ferramenta obrigatória para as iniciativas que desejam alcançar destaque e liderança nos seus segmentos de atuação.

E com o surgimento da internet, e uma quantidade imensurável de dados trafegando no espaço virtual, a necessidade de saber coletar e minerar informações com assertividade aumentou. Ou seja, possuímos um oceano de dados e é preciso saber navegar nele com segurança e sabedoria, capturando insumos realmente capazes de gerar resultados qualificados e eficazes.

Mas vamos falar sobre isso daqui a pouquinho. Antes, que tal conhecermos alguns benefícios que o seu negócio pode alcançar com a inteligência de mercado?

1- Superar a concorrência:

Uma vez que essa metodologia auxilia no mapeamento do seu segmento de atuação, fica fácil analisar a concorrência e entender seu comportamento. Assim, sua empresa consegue identificar oportunidades, tendências, setores e regiões saturadas ou mais receptivos à sua oferta.

Seus concorrentes têm muito a dizer sobre a realidade do mercado e te levam a uma compreensão mais certeira das falhas, carências e necessidades do segmento, estimulando, principalmente, ações mais competitivas e produtos e serviços inovadores. Esta visão analítica também potencializa insights estratégicos e indica os desejos e anseios do seu público-alvo, permitindo que o seu negócio se destaque na multidão.

2- Conquistar clientes:

O conhecimento mercadológico te ajuda a desenvolver uma visão mais abrangente sobre o seu público-alvo, te conduzindo a clientes mais aderentes e qualificados. Essa ação, além de aumentar a atratividade do seu negócio, também contribui para a fidelização de clientes. Quando conhecemos o perfil e o potencial de possíveis compradores, conseguimos construir estratégias mais impactantes e cativantes, não é mesmo? E a inteligência de mercado confere a precisão necessária para o seu negócio mirar no alvo certo e entregar aquilo que os seus clientes esperam receber.

3- Encantar o mercado:

Esta metodologia também é fundamental para que possamos estabelecer diálogos mais próximos e arrebatadores, conquistando o mercado.

Os dados e informações são insumos importantes para fortalecer sua proposta de valor, desenvolvendo argumentos comerciais mais atrativos e relacionamentos mais sólidos. Este conhecimento ajuda o seu negócio a estreitar laços e atender clientes de forma eficiente e personalizada.

4- Aumentar o faturamento:

Quando trabalhamos com inteligência de mercado, conquistamos informações valiosas para tomar decisões seguras, rápidas e estratégicas. Para um departamento comercial, isso significa atrair mais clientes e alavancar as vendas! Ou seja, ao investir em informações para desenvolver estratégias inteligentes, o faturamento da sua empresa aumenta e alcança um desempenho mais consistente.

5- Diminuir riscos:

O conhecimento é a chave para a antecipação de cenários, prevenção de riscos e adaptação a mudanças. Ao entender o contexto atual, seu negócio ganha a habilidade de responder a transformações com agilidade e resiliência, tomando decisões mais inteligentes e inovadoras.

O Empresômetro Digital

Citamos apenas alguns exemplos do crescimento que o seu negócio pode alcançar usando a inteligência de mercado. Agora, chegou a hora de falarmos da importância de contar com informações confiáveis e atualizadas para conquistar resultados superiores. Afinal, dados, sem análises e metodologias eficientes, desorientam suas ações ao invés de te guiar em direção ao sucesso comercial.

E nós estamos aqui justamente por isso: para garantir que a sua performance no mercado seja realmente incrível!

Lembra que começamos o texto falando sobre a necessidade de sermos “peixes rápidos e assertivos”? Pois então, é exatamente isso que a metodologia exclusiva do Empresômetro Digital entrega: velocidade e inteligência!

Nós capturamos e analisamos informações de uma forma que nenhum outro negócio consegue.

Sabe por quê? Investimos constantemente em inovação! Tanto que acabamos de lançar uma nova plataforma, muito mais moderna e inteligente.

Nossa tecnologia – que em 1 hora otimiza 200 dias de trabalho humano – coleta e processa informações de aproximadamente 110 mil negócios por dia, mapeando de forma completa as mais de 22 milhões de empresas ativas no país. Desta forma, garantimos um conhecimento único, atualizado e consistente, capaz de revolucionar a sua atuação no mercado.

Vamos conhecer os nossos principais destaques e diferenciais?

1- Perfilização:

Com esta funcionalidade do Empresômetro Digital, você visualiza, de forma simples e intuitiva, quem é o seu público-alvo. Ou seja, a partir da sua base de CNPJs, a plataforma analisa, detalhadamente, o perfil dos seus clientes atuais. Assim, você consegue identificar que tipos de empresas são mais aderentes ao seu produto ou serviço.

Com este recurso, você acessa o perfil completo de até 5 mil negócios e desenvolve estratégias empresariais mais certeiras e impactantes: uma ação super importante para ampliar o seu conhecimento sobre o mercado em que está inserido, não é?

E a Perfilização também é uma excelente funcionalidade para você estudar a sua concorrência. Aqui, o Empresômetro Digital entrega todos os insumos necessários para você entender a realidade e o comportamento dela, criando estratégias mais competitivas e ganhando a dianteira do seu segmento de atuação.

2- Mapeamento de Mercado:

Neste recurso, você realiza pesquisas mais completas e inteligentes, compreendendo os humores, movimentos e perspectivas do mercado empresarial.

Esta funcionalidade não só auxilia no processo de decisão, garantindo mais velocidade e assertividade, como também aponta oportunidades em diversos cenários.

Com uma apresentação visual e intuitiva, o nosso Mapeamento consolida, de forma gráfica e interativa, a realidade do seu mercado, oferecendo insights para que entenda o tamanho, as necessidades e oportunidades dele.

Imagine, por exemplo, que você quer aumentar o ticket médio da sua empresa, mas não sabe por onde começar. Que tal usar o nosso mapeamento para identificar atividades e regiões mais aquecidos e com maior poder de compra, atacando cenários lucrativos, acessíveis e favoráveis?!

Com o Mapeamento também é possível entender a concentração da concorrência em diversas regiões do país. Isto confere mais inteligência às suas estratégias. Se você pretende atuar em um determinado setor ou praça, precisa conferir antes se vale a pena competir por aquele nicho, não é mesmo? Ou definir quais são as melhores formas de se destacar nele (fazendo promoções, propondo valores mais competitivos e ações de vendas mais agressivas).

3- Leads Inteligentes:

Mas se você está com muita pressa para vender mais e aumentar o seu faturamento, esta, sim, é a funcionalidade certa!

Ao realizar pesquisas no Empresômetro Digital, você adquire aquilo que todo departamento comercial sonha: clientes a pronta-entrega!

Com listas qualificadas e leads aderentes, você diminui em até 70% o seu custo de prospecção. E ainda fica com tempo de sobra para capacitar e qualificar a sua equipe, gastando menos com operações e investindo mais em estratégias!

4- Higienização e Enriquecimento:

Nesta funcionalidade, você atualiza e enriquece sua base de clientes com informações exclusivas, mantendo-a fresquinha e qualificada.

Higienizar e enriquecer sua lista de contatos também é uma boa forma de ficar sempre próximo dos seus clientes e até de resgatar aqueles mais antigos, com os quais vale a pena retomar uma parceria.

5- Consulta CNPJ:

Existem mais de 45 milhões de empresas registradas no Brasil e, com esta funcionalidade, você consegue encontrar, literalmente, “agulha no palheiro”.
A Consulta CNPJ é um ótimo recurso para quando você está de olho em um novo cliente ou fornecedor: por meio dela identificamos o potencial dessa parceria e te ajudamos a delimitar melhor sua abordagem comercial.

Ah! E sabe quem mais vai adorar esta funcionalidade? O seu departamento de pós-vendas ou Costumer Success.

Afinal, ao consultar empresas de forma unitária, é possível acompanhar as atividades e o crescimento dos seus clientes, criando estratégias de relacionamento mais adequadas a realidade de cada um. A funcionalidade ajuda a manter relações sólidas e a aumentar a capacidade de fidelização do seu negócio, encantando o mercado com proatividade e uma comunicação personalizada. Por exemplo, imagine que você descobre que um cliente abriu uma nova filial: não é uma excelente oportunidade para visitar o novo local e estreitar o relacionamento?! Ou, então, você constata que o faturamento dele aumentou, já que está contratando novos funcionários e investindo mais. Este é um ótimo indicador de que está na hora de oferecer novos produtos ou serviços, renovar contratos e até rever valores, não é mesmo?!

6- Prospecção por Produto:

E, como se o que falamos até agora já não fosse mais do que o suficiente para te convencer de que você PRECISA do Empresômetro Digital, ainda lançaremos, muito em breve, uma ferramenta inédita no mercado brasileiro: a Prospecção por Produto!

Com essa solução inovadora, você poderá localizar empresas que transacionam com as suas mercadorias, seja para revender, usar como insumo ou até para consumo próprio. Nossa metodologia exclusiva, vai te ajudar a prospectar com muito mais assertividade, identificando potenciais clientes independente do CNAE em que estão inseridos.

Ao utilizar esse recurso, você potencializará suas buscas e encontrará oportunidades inesperadas.

Próximo passo:

Agora que você já sabe o que podemos fazer pelo crescimento da sua empresa, não perca mais tempo! Cadastre-se na nossa plataforma e confira, com seus próprios olhos, o futuro promissor que te aguarda ao nosso lado.

Spoiler: nós já o alcançamos e podemos te garantir: neste momento, a distância entre você e o sucesso do seu negócio é bem pequena!